Ponte de Lima passa a ter centro municipal de protecção civil

0

ponte de lima quartelPonte de Lima, 24 set (Lusa) – O novo centro municipal de proteção civil Ponte de Lima vai ser inaugurado no domingo integrado no quartel dos bombeiros voluntários locais num investimento superior a 700 mil euros, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

“O centro já está operacional desde junho quando foi entregue aos bombeiros voluntários através de protocolo celebrado entre o município e a Associação Humanitária mas é inaugurado domingo para assinalar os 128 anos que a corporação completou este mês”, explicou Vasco Ferraz, vereador da proteção civil da Câmara de Ponte de Lima.

O financiamento desta estrutura foi suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), em 601.474 euros sendo a componente nacional, cerca de 138.966 euros, assumida pela Câmara de Ponte de Lima

De acordo com o responsável da proteção civil municipal, naquele centro ficará instalada a base de apoio logístico distrital com capacidade para integrar os grupos de reforço para incêndios florestais (GRIF) durante o período crítico.

O centro municipal de proteção civil partilha o mesmo edifício onde está instalado o quartel dos bombeiros o que “permitirá beneficiar e otimizar a operacionalização destas duas valências, que apesar de localizadas dentro do mesmo edifício, não perdem a sua autonomia”.

O quartel dos bombeiros foi inaugurado em 2011 num investimento de 1,5 milhões de euros está situado na freguesia de Feitosa “uma localização periférica mais favorável”, já que o anterior edifício se encontrava situado no interior da malha urbana da vila.

(Fonte: Lusa)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).