Politécnico da Guarda promove Concurso Nacional Robô Bombeiro

0
Imagem: João Antunes

Imagem: João Antunes

O Pavilhão de São Miguel na Guarda, vai receber no próximo sábado, dia 4 de julho, mais uma edição do Concurso Nacional Robô Bombeiro.

A competição de robótica, organizada pelo Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos, que têm como missão encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos. O objectivo do concurso é contribuir para o avanço da robótica e usar esta tecnologia como uma ferramenta de ensino, proporcionando um evento extracurricular interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática os conhecimento multidisciplinares adquiridos em cursos de Engenharia.

O desafio proposto pelo Concurso consiste em pôr à prova pequenos robôs móveis e autónomos, com a missão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de uma arena que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e quartos.

A competição é constituída por três provas. Em cada prova o robô compete individualmente numa das arenas do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou. As provas iniciam-se pelas 14 horas no Pavilhão de São Miguel, na Guarda.

Celorico da Beira TV

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.