Penela recebe hoje um exercício de preparação para DECIF 2015

0

incêndios ferramentas manuais faixa_MG_1294A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza hoje, durante a tarde, no campo de Futebol da localidade do Espinhal, concelho de Penela, distrito de Coimbra, um treino operacional de natureza formativa, envolvendo diversos operacionais que integram o DECIF – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

Esta demonstração prática, contará com a presença da Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues e tem como objetivo consolidar conceitos e procedimentos, no âmbito do planeamento operacional efetuado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), ao nível Estratégico, Tático e de Manobra.

Esta ação de formação/treino operacional desenvolve-se a partir de um cenário fictício de incêndio florestal, proporcionando às forças envolvidas o desenvolvimento de ações práticas de estabelecimento de meios de ação e supressão de incêndios, transposição de obstáculos, com recurso à utilização de ferramentas manuais e mecânicas – abertura de faixas de contenção, incluindo a mobilização de máquinas de rasto.

Será ainda mobilizado um helicóptero de ataque inicial, guarnecido com uma equipa helitransportada do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana e um helicóptero pesado com uma equipa helitransportada da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC, que fará uma abordagem em descida de corda vertical.

ANPC/bombeiros.pt

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.