Penela: Dia da liberdade para uma “fuga”

0

firekarting_1O dia da Liberdade de Portugal foi comemorado de uma forma diferente e mesmo radical pelos Bombeiros de Penela, que desta vez, não contou nem com formatura nem com serviço operacional, sequer. Deste vez, os bombeiros dedicaram-se exclusivamente ao convívio, alimentando os laços que farão “verdadeiras” equipas.

“Um dia muito bem passado”, “Espetacular”, “memorável” – Foram estas as palavras usadas pelos bombeiros para descrever os eventos do dia 25 de Abril. Um dia que se previa ser especial.

Tendo como ponto de encontro o quartel dos Bombeiros em Penela, passavam poucos minutos das 9 da manhã quando o grupo de 22 bombeiros se pôs à estrada e teve como primeira paragem a vila do Bombarral, distrito de Leiria, mais especificamente o Parque “Buddha Eden”, também conhecido como Jardim da tranquilidade.
Este parque tem enumeras e fabulosas surpresas, como um lago enorme e cheio de vida, que ladeado por Soldados de Terracota (copias do achado do túmulo do imperador Qin) lhe confere um tal aroma a China Imperial. Depois tem ainda alguns pormenores de arte Romana, Grega antiga e mesmo contemporânea. Este espaço peculiar, o maior da Europa no seu género, despertou a curiosidade de uns e a admiração de outros, não só pelos cenários impressionantes de budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, como também pela calma e tranquilidade que os jardins transmitem a quem neles passeia.

De seguida e não muito distante do parque, foi escolhido um local para se realizar um almoço-piquenique num parque de merendas, fruto da partilha e contributo de todos.
Findado o almoço e seguindo viagem, o grupo deslocou-se ao Kartódromo Internacional de Leiria onde há sua chegada decorria uma competição de automóveis na pista. Pouco tempo depois, os bombeiros passaram de espectadores a pilotos, aproveitando para pôr em prática alguns dos seus dotes de condução, uma corrida que para muitos representou o ponto culminante do dia – dia este que indubitavelmente trouxe bastantes sorrisos e gargalhadas às caras dos bombeiros de Penela, assim como uma quebra de rotina e uma excelente oportunidade para fortalecer amizades, trazer mais alguma proximidade entre bombeiros e oportunidades para se conversar sobre assuntos não relacionados com o trabalho diário.

Embora um dia assim, de convívio e camaradagem, seja de importância vital para um corpo de bombeiros feito de pessoas, iniciativas deste género vêem o seu impacto ampliado quando inseridas num contexto temporal que vai para além de um dia isolado. Assim, este passeio foi a segunda actividade de dinâmica de grupo, de um conjunto de 5, numa experiência que tem como objectivo solidificar as relações interpessoais entre bombeiros.

FONTE – BV Penela

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.