Penela: Civismo ensinado a crianças

0
Bombeiros de Penela

Bombeiros de Penela

Acompanhados pelas suas educadoras, 19 meninos e meninas do ATL (Actividades de Tempos Livres) de Penela, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, pediram para visitar veículos e instalações, e os bombeiros ofereceram um pouco mais que uma visita, deram-lhes a oportunidade de aprender alguns gestos, acções e atitudes de cidadania.

A visita compreendeu três partes: conhecer o quartel, os veículos e a dinâmica de um corpo de bombeiros; aprenderam noções básicas de socorrismo; e tiveram uma abordagem ao tema da reciclagem.

Na primeira parte e à medida que se ia visitando os espaços, foi dado a conhecer às crianças a dinâmica dentro do quartel, a missão dos bombeiros e quais os requisitos pessoais desenvolvidos na carreira de bombeiro. Depois e em sala de aula, os meninos receberam princípios básicos sobre a abordagem a uma vítima, o pedido de socorro (chamada ao 112) e reanimação cardio-respiratória (Suporte Básico de Vida), com oportunidade de treinar em manequins de formação. Por fim, os bombeiros falaram sobre reciclagem, aproveitando os espaços e recursos do quartel para reciclagem como exemplificação.

Lembramos que em Penela, os bombeiros acondicionam uma vasta tipologia de materiais recicláveis, tais como os resíduos para os conhecidos contentores amarelo, azul e verde, mas também metais ferrosos, alumínio, plástico PET, lâmpadas, pilhas e baterias, óleo usado proveniente de motores e óleo vegetal de cozinha (que é posteriormente enviado para transformação em BioDiesel, usado no quartel), tinteiros, REEE (Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico), tampinhas (para acções de solidariedade), rolhas de cortiça e ainda recebem roupa para distribuição social.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Respostas dadas por estas crianças, no próprio dia depois da visita

 

O que é ser bombeiro voluntário?

Ser bombeiro voluntário é quando temos outra profissão sem ser aquela. (G., 8 anos)
É quando toca a sirene e os bombeiros estão em casa e vão. (D., 6 anos)
É ter outra profissão, mas quando há fogo eles vão ajudar. (I. C., 7 anos)
O que fazem os bombeiros?

Treinam, estudam
Fazem ginástica
Apagam fogos
Socorrem as pessoas
Aprendem a socorrer
Ajudam as pessoas quando têm acidentes e fazem exercício

 

O que fazem os bombeiros no quartel quando não há ocorrências?

Fazem de conta que o quartel é a casa deles
Ver tv
Comem
Tomam banho
Descansam,
Fazem ginástica
Estudam
O que é preciso para ser bombeiro?

Farda
Aprender
Treinar
Fazer exercício
Treinar em torres e nos bonecos,
Estudar
Estudar é muito importante porque pode acontecer alguma coisa que eles não saibam e depois não sabem o que fazer

 

FONTE – Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros de Penela

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.