Penamacor financia aquisição de desfibrilhadores para os bombeiros

0

DAE-1“Neste momento, apenas a ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está equipada com um desfibrilhador e a intenção é equiparem-se as duas ambulâncias mais novas dos bombeiros com esse aparelho”, referiu o presidente do município, António Luís Beites (PS).

O autarca explicou que em consequência do encerramento do SAP durante a noite e a entrada em funcionamento da nova Unidade de Cuidados Continuados de Penamacor se tem registado um maior número de solicitações para o apoio a doentes.

“Tem havido uma sobrecarga enorme e os bombeiros chegam a ter [simultaneamente] as três ambulâncias na rua”, apontou António Luís Beites, que considera que ter mais dois desfibrilhadores “pode ser vital em prol da resposta dada”.

António Luís Beites salientou ainda que a Associação de Bombeiros Voluntários de Penamacor conta com elementos que têm formação para a utilização destes equipamentos.

A compra dos dois desfibrilhadores implica um investimento de cerca de 5.400 euros, que foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo.

“O apoio à aquisição deste equipamento é da mais elementar e evidente justiça”, referiu Pedro Folgado, vereador eleito pela coligação PSD/MPT, que também sugeriu que seja ponderada a possibilidade de adquirir um desfibrilhador para a GNR.

O presidente da Câmara comprometeu-se a contactar o comando da GNR de modo a averiguar se há condições para a proposta ser concretizada.

(Fonte: Lusa)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).