Pelo menos 30 mortos em acidente de comboio no Congo

0

comboioPelo menos 30 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas esta terça-feira no descarrilamento de um comboio perto da localidade de Kamina, no sudeste da República Democrática do Congo.

A Sociedade Nacional Ferroviária do Congo (SNCC), à qual pertencia o comboio, confirmou que o acidente ocorreu próximo da ponte Katongola, na província de Katanga, mas as causas do descarrilamento são ainda desconhecidas.

Os acidentes de comboio são frequentes na RD Congo, onde a rede ferroviária foi criada pelos colonizadores belgas na década de 1960.

Em fevereiro passado, dez pessoas morreram no descarrilamento de dois comboios da SNCC na província de Katanga.

A elevada sinistralidade deve-se à antiguidade dos comboios, ao mau estado das vias e à escassez de inspeções.

A falta de renovação das infraestruturas leva à degradação das vias, que são invadidas pela construção de casas junto dos carris, como sucede na capital, Kinshasa.

Fonte: JN

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.