Pedro Pimenta, dos Voluntários Famalicenses, é o Bombeiro de Mérito 2014

0

bombeiros mérito pedro pimenta famalicãoO Prémio de Bombeiro de Mérito 2014, instituído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, foi atribuído a Pedro José Araújo Pimenta, Bombeiro de 3ª Classe dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Este prémio surge no âmbito do seu acto de coragem e abnegação ao resgatar dois colegas que se encontravam encurralados num quarto envolto em chamas, durante um incêndio urbano no dia 27 de Abril de 2014, na freguesia de Antas.

De salientar que Pedro Pimenta se encontrava no quartel, mas não integrava a escala prevista para aquela noite. Contudo, após o alerta para o incêndio, rapidamente se voluntariou para guarnecer uma das viaturas que saíram do quartel. E foi este gesto que lhe valeu a distinção, pela coragem que revelou em todo o processo de resgate dos seus colegas.

As opções do júri relativamente às Menções Honrosas associadas ao Prémio mereceram também o voto unânime.

Na categoria Câmara Municipal a escolha recaiu na do Seixal, cujo histórico em relação aos bombeiros é de facto elucidativo. A Câmara apoia desde sempre, quer com apoio logístico, quer com apoio financeiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Seixal. Ao longo dos 38 anos de existência ultrapassa já o montante de 18 milhões de euros em apoios financeiros. Houve anos em que o apoio ultrapassou o milhão de euros, quando Amora era uma secção dos Bombeiros do Seixal, e no ano de 2014 foi superior a 761 mil euros.

Na categoria Dirigente Associativo o Júri decidiu atribuir a Menção Honrosa a José Arlindo Nascimento Costa, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

A Menção Honrosa da categoria Quadro de Comando foi atribuída, ex-aequo, a José António da Costa Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros (CB) da AHB Fornos de Algodres, e a Joaquim Pinto Ascensão Martins, comandante do CB da AHB Figueiró dos Vinhos.

Na categoria Personalidade Empresarial ou Empresa a escolha do Júri foi para o comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, pelos apoios significativos prestados aos bombeiros.

Por fim, a Menção Honrosa para Personalidade da Sociedade Portuguesa foi atribuída a Luciano Alves de Sousa Moreira, sócio benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moreira-Maia.

Os galardões serão entregues na cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro Português, a realizar no próximo dia 24 de Maio, em Bragança, cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues.

(Fonte: Correio do Minho/Bombeiros.pt)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).