Patrícia Gaspar ouve hoje as preocupações da Liga

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu hoje com a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, no Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Em comunicado enviado para a redação do Portal Bombeiros.pt, o Presidente da Liga afirma que a ordem de trabalhos deste encontro que começou às 15h “é vasta e gera expectativas altas sobre as respostas que os bombeiros esperam ouvir da Secretária de Estado”. A ordem de trabalhos aborda questões como a sustentabilidade da luta que os bombeiros continuam a travar contra a pandemia, quer no que diz respeito à sobrevivência das próprias associações, em face do acréscimo de despesas que contraíram para essa missão.

No mesmo comunicado é afirmado que no “caso da luta contra a pandemia, os bombeiros querem saber a razão pela qual o Estado deixou de fornecer os equipamentos de proteção individual aos bombeiros, não obstante eles continuarem a fazer diariamente milhares de transportes de doentes infetados em suspeitos de COVID-19”. No mesmo âmbito, os bombeiros querem saber “qual a razão pela qual não estão expressamente indicados como prioritários no programa de vacinação contra o COVID-19”.

Para além da resposta à COVID-19, a Liga quer “respostas concretas relativamente ao financiamento das associações (Orçamento de Estado 2021), ao ponto de situação relativamente ao apoio extraordinário de emergência às associações ainda não entregue, às despesas extraordinárias relativas ao DECIR 2020 também ainda por satisfazer e, também, como o Estado pensa ressarci-los do acréscimo de despesas, quer com o transporte não urgente de doentes que  retomaram, quer com o socorro pré-hospitalar, que têm continuado a assegurar com cada vez mais expressão no todo nacional”.

Também faz parte dos tópicos em discussão com a secretária de Estado a constituição de novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) “cuja prossecução tem tardado e que tanta necessidade gera, também em função da própria pandemia”, termina por dizer o comunicado.

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).