A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apresenta o mais profundo pesar à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Melo que acaba de perder uma referência: o Chefe Luciano Fortunato Viegas. Esta irreparável perda deixa mais pobre o País.
Pereceu, aos 102 anos, o decano dos bombeiros de Portugal e um exemplo notável de entrega à causa que, ao longo de várias décadas, soube, como poucos, dignificar.
Partiu o homem que deixa, para a posteridade, os valores com que pautou uma vida cheia, nomeadamente no quartel onde serviu mais de 80 anos.
O chefe Luciano Fortunato Viegas nasceu a 18 de agosto de 1917. ingressou nos Bombeiros de Melo a 1 de janeiro de 1945, cumprindo uma longa carreira de mais de meio século no quadro ativo. Em 2003 passou a integrar o Quadro de Honra, mas nunca se desapegou da casa, nem desta que era, também, a sua família. Nos últimos anos, assumia com orgulho e brio as funções de porta estandarte da associação.
A confederação expressa publicamente sentidas condolências à família enlutada, à direção, ao comando e a todos os bombeiros, aos amigos e à comunidade desta freguesia do concelho de Gouveia, que perdeu uma notável figura.
Lisboa, 05 de Agosto de 2020
O Presidente
Jaime Marta Soares
Comandante