Partiu o decano dos Bombeiros de Portugal

0

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apresenta o mais profundo pesar à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Melo que acaba de perder uma referência: o Chefe Luciano Fortunato Viegas. Esta irreparável perda deixa mais pobre o País.

Pereceu, aos 102 anos, o decano dos bombeiros de Portugal e um exemplo notável de entrega à causa que, ao longo de várias décadas, soube, como poucos, dignificar.

Partiu o homem que deixa, para a posteridade, os valores com que pautou uma vida cheia, nomeadamente no quartel onde serviu mais de 80 anos.

O chefe Luciano Fortunato Viegas nasceu a 18 de agosto de 1917. ingressou nos Bombeiros de Melo a 1 de janeiro de 1945, cumprindo uma longa carreira de mais de meio século no quadro ativo. Em 2003 passou a integrar o Quadro de Honra, mas nunca se desapegou da casa, nem desta que era, também, a sua família. Nos últimos anos, assumia com orgulho e brio as funções de porta estandarte da associação.

A confederação expressa publicamente sentidas condolências à família enlutada, à direção, ao comando e a todos os bombeiros, aos amigos e à comunidade desta freguesia do concelho de Gouveia, que perdeu uma notável figura.

Lisboa, 05 de Agosto de 2020

O Presidente

Jaime Marta Soares

Comandante

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt