Parque Natural de Sintra em chamas

0

O incêndio deflagrou na Serra de Sintra, a cerca de 40 quilómetros de Lisboa, na madrugada deste domingo. As chamas mobilizam, para já, 409 bombeiros e 121 viaturas, de acordo com o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

As chamas localizam-se no Parque Nacional de Sintra-Cascais, sobretudo perto do Convento da Peninha, o ponto mais alto da serra, no lado oeste, na freguesia de Colares.

Algumas pessoas já foram retiradas de casa pelas autoridades, na aldeia de Biscaia, avançou a “SIC Notícias”.

“Isto é uma desgraça, está muito mau. É uma coisa terrível. Está um vendaval enorme, é uma coisa tremenda o que está a aconteceras chamas estão a ir para o Guincho”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, ao telefone com a “CM TV”, a partir do posto de comando dos bombeiros, montado no local.

O autarca informou que estavam “cerca de 400 pessoas” a lutar contra o fogo, embora sublinhasse que “o problema”, à altura – cerca das 00h30 -, era não existirem meios aéreos para o combate às chama. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, já estará reunido com Basílio Horta.

O vento está a dificultar o trabalho de combate ás chamas.

Fonte: Expresso




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.