Paróquia de Fátima celebra Missa com a presença dos Bombeiros locais

0

Eucaristia Dominical do próximo dia 12 de março, na Igreja Paroquial de Fátima, será dedicada e contará com a presença dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

Em nota enviada para a redacção do Portal Bombeiros.pt, a corporação informa que “uma das intenções de oração será pelas vidas e pelo trabalho dos soldados da paz”, tendo os Bombeiros de Fátima preparado para esta ocasião a apresentação pública do “grupo de jovens que iniciou recentemente formação para bombeiro”.

Segundo a mesma nota, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima (BVF) declara que o convite foi prontamente acolhido assim que foi feito pela Paróquia de Fátima. “Quisemos, em atenção e resposta às palavras e apelos do Papa Francisco, que nos pedem uma maior atenção, cuidado e zelo para com os mais pobres e desvalidos, enaltecer os serviços dos Bombeiros de Fátima. É, entre outras, uma das instituições da Paróquia que nos merece o devido reconhecimento pelo seu altruísmo e prontidão”, refere o padre Rui Marto, pároco de Fátima.

Já António Gaspar dos Reis, Comandante dos Bombeiros de Fátima, informou que “participarão na Eucaristia diversos elementos do quadro de Comando, do Corpo Ativo e de Reserva dos BVF”, assim como “a Escola de Estagiários e Cadetes também estará representada”. “Se os jovens estão tão empenhados em ser bombeiros, queremos incentivá-los e a participação nesta Missa é mais uma forma de incentivo, pois serão apresentados à população que irão servir”, sublinha o Comandante Gaspar dos Reis.

Alberto Caveiro, presidente da Direção da Associação dos BVF, explicou que está em formação “um grande grupo de jovens que queremos que Fátima conheça como os futuros bombeiros da terra. Participarão na Eucaristia já com a farda de trabalho, apesar de ainda estarem em formação, porque pretendemos entusiasmá-los e agradecer-lhes a grande adesão ao projeto apresentado na fase de recrutamento, que decorreu em janeiro passado.

São 34 os jovens atualmente em formação: 19 estagiários (com 16 ou mais anos de idade) e 15 cadetes (com menos de 16 anos). Até ao momento, concluíram apenas o primeiro de seis módulos, num total de 250 horas de formação, que terminará no início do Verão.

A nota informativa sublinha que numa “reunião recentemente realizada com os pais e encarregados de educação, Direção e Comando reiteraram a sua satisfação por um tão grande número de jovens ter aderido ao convite dos BVF”. “É um grupo grande como nunca aconteceu, encantador, coeso, empenhado e trabalhador. Esperamos que todos consigam chegar ao fim, mas mesmo que não cheguem todos, vale sempre a pena o que estão a aprender”, conclui Gaspar dos Reis.

O programa para o dia 12 de março é o seguinte:

10h30 – saída das viaturas em cortejo desde o Quartel dos BVF, sito na avenida D. José Alves Correia da Silva, até junto da Igreja Paroquial de Fátima;

10h50 – o grupo de bombeiros e de formandos entrará na Igreja Paroquial;

11h00 – iniciará a Missa.

Os Bombeiros de Fátima e a Paróquia convidam toda a comunidade de Fátima e todos aqueles que se queiram juntar à celebração.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).