Parabéns: Liga dos Bombeiros Portugueses completa hoje 86 anos

1

ligaNo dia em que a nossa Confederação, 18 de Agosto, completa 86 anos de uma vida plena e intensa na defesa de todos os Bombeiros Portugueses cabe fazer uma saudação especial aos que os que neste momento e nas últimas semanas deram o seu melhor no combate ao flagelo dos incêndios florestais.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi criada há 86 anos por um grupo de visionários no sentido de congregar esforços e vontades para a criação de uma estrutura comum aos bombeiros voluntários, dirigentes, funcionários, comandos, associações e corpos de bombeiros municipais e sapadores. Tratava-se de agregar um conjunto de projectos comuns a todos, na organização, na apresentação e na formação para o socorro, abordagem inovadora à época e que ainda hoje se mantém actual. Essa actualidade é ditada pela dedicação à causa, vontade e capacidade permanentes na defesa intransigente da sua faceta eminentemente voluntária, da sua disponibilidade total para a prestação do socorro ao seu semelhante, da busca permanente de novos conhecimentos e técnicas para agilizar esse socorro e o esforço também permanente para obtenção de mais e melhores ferramentas para o efeito. Dentro deste paradigma da defesa de vidas e haveres, os Bombeiros Portugueses todos os dias aprendem para saber: Quem não sabe não salva!

Os fundadores da LBP, cuja memória aqui saúdo, souberam legar-nos um testemunho e um património extraordinário, um património de mulheres e homens organizados em associações humanitárias como sustentáculo do voluntariado, praticas únicas e exemplares na Europa e no Mundo.

Mas também estou certo que esses fundadores, estejam onde estiverem, estarão por certo satisfeitos em verificar que o rasgo da sua iniciativa teve continuadores à altura dos seus objetivos ao longo destes 86 anos. Destaco o nosso Quadro de Honra, herdeiros primeiros deste movimento de “vida por vida”, que ainda hoje nos lembram que, pese embora a falta de meios ainda mais significativa do passado, nenhum fogo ficou por extinguir e ninguém ficou por socorrer. Destaco as escolas de infantes e cadetes que felizmente proliferam nas nossas associações, garante da continuidade da nobre missão de bombeiro voluntário.

Destaco os quadros ativos (alma mater de toda a estrutura) e de reserva dos nossos corpos de bombeiros, grande exército de paz que constitui o grande braço armado da proteção civil em Portugal.
Destaco os quadros de especialistas que com a sua experiencia e dedicação continuam a ser importantes na estrutura.

Destaco os quadros de comando, cuja determinação, afinco e busca da excelência têm marcado a evolução acelerada da operacionalidade e eficácia dos respectivos corpos de bombeiros.
Destaco ainda as direções e restantes órgãos sociais das associações, verdadeiros baluartes da arte do impossível, da capacidade levada ao extremo de garantir a sustentabilidade das instituições e das missões que lhes estão confiadas no socorro às populações.

Em relação a estes não posso deixar também de destacar as inúmeras atividades, sociais, desportivas e culturais, mantidas no seio das nossas associações que, simultaneamente, buscam a obtenção de mais receitas que suportem a missão de socorro e, por outro lado, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e afirmação das comunidades onde estão inseridas.

Neste dia importante para todos nós o Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses não pode deixar de saudar tantos quantos servem a causa enquanto entidades detentoras de Corpos de Bombeiros, Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, Câmaras Municipais, dirigentes e sócios, os nossos parceiros institucionais, todos os que connosco são solidários e em especial os milhões de Portuguesas e Portugueses que todos os dias são o nosso tónico e a nossa força.
Bem haja a todos!

O Presidente do Conselho Executivo
Jaime Marta Soares
Comandante

In LBP

 

About author

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.