Opinião: a App “Cartas Militares” na prevenção de incêndios e na preparação do combate

0

O rigor militar e a simplicidade, quase intuitiva de utilização, nem sempre estão de mãos dadas, mas a App “Cartas Militares”, desenvolvida em parceria entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e a InfoPortugal S.A., consegue trazer o melhor dos dois campos e criar uma aplicação para aparelhos móveis que poderá ser muito útil para bombeiros e demais forças de Proteção Civil que previnem e combatem incêndios.

 

Desde logo, destaca-se a facilidade de utilização e a inexistência de múltiplos atalhos que confundam o utilizador. A sua função é disponibilizar a localização exacta do dispositivo e mostrar-lhe toda a informação que está presente nas cartas militares da área em questão. E a informação é variada e de utilização essencial para os bombeiros, pois identifica pequenos e grandes aglomerados populacionais (pequenas quintas e grandes cidades), rede viária (âmbito nacional e pequenos caminhos locais), assim como faz a navegação com base nos elementos do terreno: relevo, hidrografia, vegetação, construções e referências (naturais e artificiais), por azimute e distância ou com base num percurso, para qualquer ponto do terreno identificado pelo topónimo ou pelas suas coordenadas.

 

Sendo as cartas militares um dos principais elementos na definição de estratégias de prevenção e de combate aos incêndios florestais, esta App poderá funcionar como elemento de recolha de informação e de projecção de planos para uma maior efectividade das acções referidas atrás.

 

 

Uma das características que mais fascínio revela (no caso deste utilizador) é a descoberta de “novos” caminhos em locais onde a vegetação, ou outros factores, os escondeu. Esta funcionalidade, de navegação entre pontos (WayPoints) e gravação da mesma pela aplicação, no caso de utilização de veículos Todo-o-Terreno, poderá servir para treinar e prever a chegada antecipada a determinados locais onde possam ocorrer incêndios, libertando os bombeiros de deslocações infrutíferas e de perda de tempo na chegada às ocorrências em locais de acesso mais difícil.

 

 

Na opinião deste utilizador, sendo possível descarregar e trabalhar off-line com esta aplicação, a App “Cartas Militares” é uma ferramenta a ter em conta e que merece uma avaliação por parte da Célula de Operações dos corpos de bombeiros portugueses.

 

A aplicação (paga nas versões mais detalhadas) pode ser acedida a partir dos aparelhos móveis nos seguintes endereços:

IOS – https://itunes.apple.com/us/app/cartas-militares/id1179033368?mt=8

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.infoportugal.cartasmilitares&hl=pt_BR




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).