Ondulação forte prevista para o litoral Centro e Norte

0

mau tempo Açores

O alerta – o segundo em termos de severidade, na escala utilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) – refere-se apenas à agitação marítima. Estão previstas ondas de Noroeste com “altura significativa”, entre 4,5 a 5,5 metros.

Na Madeira, também há um aviso de agitação marítima forte para o mesmo período. Apesar da previsão de ondas menores, de até três a quatro metros, a Capitania do Porto do Funchal recomenda que as embarcações permaneçam nos portos até às 6h00 de segunda-feira.

Segundo o meteorologista Manuel João Lopes, do IPMA, situações de agitação marítima sem ventos particularmente fortes resultam normalmente de mau tempo longe do território nacional.

Este domingo, uma frente de mau tempo, associada a uma forte depressão atmosférica, estava a dirigir-se para o Reino Unido. A agência meteorológica britânica – o MetOffice – já lançou um alerta, prevendo fortes chuvas e ventos com rajadas de até 120 quilómetros por hora. O mau tempo nas ilhas britânicas deve ser sentido entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.

Fonte: www.publico.pt

 

 

 

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.