Ondulação forte encerra todas as barras algarvias

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

As barras algarvias estão todas encerradas desde o final da manhã de hoje devido à forte ondulação, disse o comandante da Capitania de Faro, Paulo Isabel.

As autoridades têm estado a avaliar as condições de navegação nas barras algarvias, tendo interditado totalmente as barras de Lagos, Portimão na noite passada, enquanto a barra de Faro-Olhao está interdita a embarcações com comprimento inferior a dez metros.

O agravamento das condições de navegabilidade nas barras do sotavento algarvio levou, entretanto, as autoridades a determinar o encerramento das barras de Tavira e Vila Real de Santo António.

O distrito de Faro vai estar hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima já que são esperadas ondas de sueste com entre 3 e 3,5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada no IPMA, o aviso laranja para o distrito de Faro, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira.

A região mais a sul de Portugal continental está ainda sob aviso amarelo para a agitação marítima entre até às 21:00 de hoje – com a previsão de ondas com 2,5 a 3 metros -, para a previsão de vento forte com rajadas na ordem dos 70 quilómetros/hora e para aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada.

O comandante Paulo Isabel sublinhou que as condições de navegabilidade nas barras algarvias vão continuar a ser monitorizadas para decidir sobre o levantamento das interdições.

(Fonte: Notícias ao Minuto)




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.