OMS Decretado estado de emergência mundial devido ao Ébola

0

ebolaA Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de decretar o estado de emergência mundial devido ao vírus Ébola. A decisão foi tomada esta sexta-feira pelo Comité de Emergência da OMS que reuniu para analisar este “evento extraordinário”, concluindo que “representa um risco de saúde pública para outros Estados, com a expansão da doença a nível internacional”, o que “requer uma resposta coordenada no âmbito internacional”.

O surto de Ébola na África Ocidental já infetou 1.711 pessoas, das quais 932 morreram, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que esta sexta-feira decidiu decretar o estado de emergência a nível mundial.

A OMS declarou o surto de Ébola na África Ocidental “uma emergência de saúde internacional” que obriga a “uma resposta coordenada para tentar controlar a doença”.

A febre hemorrágica provocada por este vírus é uma doença infeciosa grave identificada pela primeira vez em 1976, na República Democrática do Congo (antigo Zaire) perto do rio Ébola, daí o nome.

A doença transmite-se por contacto direto com o sangue, secreções de órgãos ou fluidos corporais de pessoas infetadas. A incubação da doença pode levar até 21 dias e a mortalidade varia entre 25% e 90%, dependendo da estirpe.

FONTE: Noticias ao Minuto




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.