OE2022 tem mais de 30 milhões de euros para os bombeiros

0

O Estado apresentará nos próximos dias a comparticipação das despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse esta semana que a proposta do Orçamento do Estado para 2022 tem prevista uma verba superior a 30 milhões de euros para os bombeiros, acrescentando que se trata dos maiores investimentos de sempre.

O Ministro, que fez uma declaração no final da cerimónia do 27.º aniversário da Escola Nacional de Bombeiros, em Lisboa, precisou que estão previstos oito milhões de euros para a Escola Nacional de Bombeiros e mais de 28 milhões para os bombeiros, “acrescidos com um reforço para a capacidade operacional de 2,5 milhões e ainda para o Fundo Social do Bombeiro que terá um acréscimo de mais de 100%”.

“Estamos a falar dos maiores investimentos de sempre na estrutura de bombeiros”, disse, referindo o “esforço relativo à sua profissionalização, que passa nomeadamente pela criação de Equipas de Intervenção Permanente, mas passa também pela capacitação das instituições e pela disponibilização de meios financeiros que permite que este sistema de proteção civil esteja cada vez mais robustecido e capaz de responder a exigências muito complexas”.

José Luís Carneiro disse também que o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) e a diretiva financeira, que estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros, serão apresentados nos próximos dias.

Fonte: O Echo Boomer

 

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt