O dia acordou em chamas: há um fogo ainda ativo e seis em resolução

0

Incêndio em Sernancelhe, no distrito de Viseu
Foto: Octavio Passos/Global Imagens

Os incêndios de Torre de Moncorvo, Alijó, Sabrosa, Sabugal, Fundão e Porto de Mós estão, esta sexta-feira de manhã, em resolução. Dos grandes fogos ainda ativos, o de Sernancelhe é o que mobiliza mais meios.

De acordo com a informação disponível no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio que deflagrou cerca das 12 horas de quinta-feira em Sernancelhe, no distrito de Viseu, ainda está em curso, mobilizando 379 operacionais, apoiados por 116 viaturas. Os meios aéreos vão começar a atuar esta manhã, sabe o JN.

O incêndio com duas frentes ativas que deflagrou ao início da tarde de quinta-feira na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha, concelho de Torre de Moncorvo, atravessando uma vasta área de mato e rodeando três aldeias, também está em fase de resolução. Os quatro meios aéreos que chegaram a combater as chamas esta manhã abandonaram o local, onde ficaram 50 bombeiros, apoiados por 55 viaturas.

No Fundão, distrito de Castelo Branco, o incêndio que deflagrou cerca das 14 horas de quinta-feira está igualmente em resolução, mas ainda é o que mais meios tem no local: 436 operacionais, apoiados por 139 veículos. Este fogo, que deflagrou em povoamento florestal, obrigou à evacuação da praia fluvial de Janeiro de Baixo, que na altura tinha cerca de 70 pessoas.´Neste incêndio, uma operacional dos Bombeiros Voluntários do Fundão sofreu ferimentos ligeiros.

Também em resolução está o fogo que deflagrou na madrugada de quinta-feira em Porto de Mós, no distrito de Leiria, onde, à mesma hora, estavam 105 operacionais, apoiados por 34 veículos.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt