Novo Veículo de Comando Operacional Tático (VCOT)

0

10646869_698483706905081_2556134408217762377_nA Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu recebeu esta 4ª feira, dia 10 de Setembro, um novo Veículo de Comando Operacional Tático (VCOT), do modelo Toyota Hilux 4×4 Tracker 3.0 D4D + Nave.

É um veículo equipado com meios de comunicação e diverso equipamento de apoio à decisão, direção e comando de operações de socorro e combate a incêndios, destinado ao reconhecimento e comando tático em operações de socorro e proteção civil.

Para assinalar a entrega, foi realizada uma cerimónia simbólica no quartel, que contou com a presença do digníssimo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, do Comandante e Segundo Comandante Operacional do Distrito de Viseu e elementos da Direção, Comando e Quadro Ativo da Associação.

O Presidente da Câmara Municipal destacou que a necessidade de aquisição deste veículo surge na sequência da perda total do anterior VCOT-01, em operações no incêndio florestal do Caramulo, em 2013. Aproveitou também a oportunidade para realçar o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Viseu na segurança dos munícipes e de todos quantos nos visitam, deixando uma palavra de esperança e de confiança no futuro desta unidade operacional.

O novo veículo de comando, custou 30,000€, dos quais 50% foram suportados pela Câmara Municipal de Viseu e os restantes pela Associação, que se socorreu dos donativos oferecidos pela população. O Comando da Corporação considera que o novo veículo é de extrema importância no apoio às decisões nos teatros de operações.

B.V.Viseu

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.