Novas ambulâncias do INEM para bombeiros entregues entre setembro e outubro

0
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que as 15 novas ambulâncias do INEM para as corporações de bombeiros devem ser entregues entre setembro e outubro deste ano.

A garantia foi dada pelo novo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Paulo Campos, ao presidente da LBP, Jaime Marta Soares, durante uma reunião hoje realizada.

No final do encontro, o presidente do LBP afirmou à agência Lusa que as 15 novas viaturas vão ser entregues entre setembro e outubro, adiantando que vai permitir que todos os municípios fiquem com uma ambulância do INEM.

Segundo Jaime Marta Soares, há municípios que têm mais do que uma ambulância do INEM, mas o objetivo atual é fazer “uma cobertura nacional”.

“Não serão entregues mais do que uma ambulância a cada município até se fazer a cobertura total”, sublinhou, destacando “o diálogo aberto e a disponibilidade” do novo presidente do INEM. “Está virada uma nova página de relacionamento entre a LBP e o INEM”, sustentou.

Jaime Marta Soares disse também que, durante a reunião, foi possível abordar todos os temas relacionados com os bombeiros, nomeadamente a formação de tripulantes de ambulâncias e uma possível revisão do acordo entre as duas instituições.

Sobre a formação, a LBP propôs ao INEM a criação de cursos de técnicas de emergência pré-hospitalar.

Durante o encontro, Jaime Marta Soares apresentou ainda a proposta da LBP sobre a possibilidade dos enfermeiros e médicos dos centros de saúde passarem a integrar tripulações das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER).

“É uma questão que está em aberto, o futuro depois o dirá se é possível concretizar esse objetivo”, disse, referindo que “não há um compromisso assumido, mas há uma abertura para o diálogo”.

FONTE: Lusa

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.