Notícia “DECIF 2015: Bombeiros vão ter de passar recibo verde”

1
Imagem: Publico.pt

Imagem: Publico.pt

No dia 1 de Abril, como todos sabemos, criou-se a “tradição” nos diversos órgãos de comunicação social de lançar uma notícia que poderá ser apelidada de falsa mas que muitos chamam de mentira.

Pois bem, como a tradição ainda é o que era, o Portal Bombeiros.pt criou e lançou uma notícia que entra nesse campo da mentira. E, não, até ao dia de hoje – madrugada do dia 2 de Abril – não há qualquer decisão ou afirmação de qualquer dos “intervenientes forçados” nesta notícia que valide ou confirme que os bombeiros que integrem o dispositivo de combate a incêndios (DECIF 2015) vão ter de passar recibo verde. Mas como não sabemos o dia de amanhã…

Como é óbvio, pedimos desculpa a todos aqueles que foram mencionados nesta “notícia” e a todos aqueles que foram enganados por ela. Mas pedimos também aos nossos políticos que não se deixem “embalar” pelas brincadeiras que vamos fazendo e que não se venham a lembrar de as tornar reais.

Para quem não leu, aqui fica a “notícia falsa” de ontem:

Após uma audiência com a Ministra da Administração Interna, onde na mesa de discussão estavam diversos assuntos, Jaime Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros portugueses, afirmou ao final da noite de hoje que os bombeiros vão ter de passar recibos verdes sobre o que auferem dos serviços de ECINs.

O tema não é novo e vem à tona no início de cada época de combate a incêndios florestais, no entanto, a nova ministra referiu que “para efeitos fiscais os bombeiros devem igualmente declarar os seus rendimentos cumprindo a lei”.

Os bombeiros recebem por 24 horas de serviço 45 euros, valor que, na opinião de Jaime Marta Soares é “algo muito irrisório” o mesmo responsável referiu que “ao terem de passar recibo verde, alguns bombeiros poderão não efetuar serviço o que poderá refletir-se no número de efetivos este ano” Jaime soares adiantou ainda que “esta medida pode colocar em causa todo o dispositivo” rematou.

 –

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão as notícias sobre os Bombeiros Portugueses no teu Portal.

Envia-nos as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).