Nomeação do CONAC – Liga discorda da forma e modo como foi feita escolha e nomeação

0

Créditos: Sabado.pt

O Conselho Executivo (CE) da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em reunião extraordinária havida hoje, manifestou a sua discordância frontal pela forma e modo como foi feita a escolha e nomeação do novo comandante nacional operacional (CONAC) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Essa discordância e profunda estranheza fundamenta-se, inclusive, no facto de este Comando ter sido sempre “ocupado por prestigiados elementos das fileiras dos Bombeiros Portugueses”, o que agora não acontece pela primeira vez.

O CE analisou também os resultados da reunião realizada hoje com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e durante a qual tomou conhecimento das intenções do Sr. ministro sobre as matérias que vão estar em desenvolvimento num futuro próximo e, onde a LBP vai ser ouvida, como legitima representante dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente quanto às matérias sobre a Directiva Operacional, envolvendo a Directiva Financeira para 2018, sobre a instalação de EIP’s nas Associações Humanitárias de Bombeiros e, ainda, sobre o modelo organizativo da Proteção Civil.

Na reunião com o MAI, a LBP propôs, e foi aceite, que fosse reactivada a Comissão de Análise sobre a criação de EIP’s – Equipas de Intervenção Permanente, entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Liga dos Bombeiros Portugueses, no sentido da priorização da implementação das mesmas.

As matérias das Directivas Operacional Nacional e Financeira serão objecto de análise entre o Governo e a LBP, conforme ficou acordado com o MAI.

Entretanto, a LBP vai reunir o seu Conselho Nacional, no próximo dia 9 de Dezembro, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, onde estas, e outras matérias, vão estar no centro de debate deste fórum deliberativo e soberano entre Congressos.

LBP/bombeiros.pt

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.