Noite “quente” põe país a arder

0

Mais de 1400 bombeiros combatem a esta hora, por todo o país, as dezenas de incêndios que eclodiram durante a noite.

Foram cerca de 70 ignições que aconteceram por todo o país desde o anoitecer do dia de ontem. Destas, 50 “surgiram” já na madrugada do dia de hoje. E se a grande parte destes incêndios foi dominada de imediato, 29 ocorrências continuam a dar trabalho e mantém os operacionais em operações de combate, rescaldo ou vigilância.

São 1442 operacionais (na grande maioria bombeiros), apoiados por 407 veículos e 12 meios aéreos.

O principal foco de preocupações nesta manhã é o incêndio no concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra. Este incêndio começou às 23h21m, na localidade de Castanheira, freguesia de Fajão-Vidual. (ver notícia Aldeias em risco na Pampilhosa da Serra)

Outros dois incêndios, nos distritos do Porto e de Vila Real, vão merecendo um combate também musculado.

Em Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena (distrito de Vila Real), o incêndio teve início à 1h30m. O combate está a ser efectuado por 79 homens e 22 veículos, apoiados por 1 (um) meios aéreo. Neste momento encontram-se activas duas frentes de incêndio.

Em Amarante (Porto), na freguesia de Várzea, o incêndio está a ser combatido por 72 bombeiros apoiados por 22 veículos e 2 meios aéreos. São duas as frentes que se mantém activas.

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).