Nevoeiro deixa Guarda, Bragança e Vila Real sob aviso laranja

0

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou o risco meteorológico nos distritos de Guarda, Bragança e de Vila Real para aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido ao nevoeiro persistente.

neve guardaO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso meteorológico nestes distritos, entre as 12.00 horas desta sexta-feira e as 15.00 horas de domingo, devido à formação de nevoeiro com congelação, que em vales e terras baixas persiste durante todo o dia.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológico de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Faro estão sob aviso amarelo, mas devido à previsão deagitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros na costa norte e de sudeste com 2 metros na costa sul.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo de agitação marítima para a costa norte vai estar em vigor até às 18.00 horas desta sexta-feira e na costa sul entre as 15.00 horas desta sexta-feira e as 09.00 horas de sábado.

O IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta ao longo do dia e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve e nas terras altas.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 4 e os 13 graus Celsius, no Porto entre os 4 e os 16, na Guarda entre -1 e 9, em Bragança entre -2 e 11, em Castelo Branco entre 1 e 15, em Viseu entre 1 e 10, em Évora entre 1 e 14, em Beja entre 4 e 14 e em Faro entre os 8 e os 18 graus.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, rodando para leste no final do dia e soprando forte nas terras altas até ao final da manhã. No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 20 graus Celsius.

Para os Açores, prevê-se céu pouco nublado, aumentando a nebulosidade ao longo do dia e vento moderado com rajadas até 50 quilómetros/hora no grupo ocidental (ilhas do Corvo e Flores).

Em Santa Cruz das Flores, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 19 graus, em Angra do Heroísmo entre os 13 e os 18 e em ponta Delgada entre os 9 e os 17.

Fonte. jn.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.