Neve provoca constrangimentos nas terras altas

0
Foto de Ricardo Marta

Foto de Ricardo Marta

Guarda

O corte das vias foi efectuado “por razões de segurança” e mantém-se “até que os veículos limpa-neves possam limpar também essas estradas”, disse o vereador

A Câmara Municipal da Guarda está a assegurar um corredor de circulação em torno da cidade, que está coberta de neve, mas apela aos habitantes que apenas saiam de casa “em caso de manifesta necessidade”.

“Aconselhamos as pessoas que na cidade da Guarda circulem preferencialmente pela VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), porque é o corredor onde estamos a centrar todos os esforços com vista à sua limpeza. Tudo o resto serão segundas prioridades”, disse à agência Lusa o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da proteção civil municipal.

Segundo o autarca, os automobilistas devem usar “sempre a VICEG no acesso à cidade” e “devem sair de casa só em caso de manifesta necessidade”.

“Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno”, alertou.

Sérgio Costa indicou, também, que devido ao nevão, “algumas ruas no centro da cidade, as ruas com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito e estão devidamente sinalizadas”.

A autarquia também decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.º5 (IP5), da Estrada Nacional 16 entre Chãos e Guarda e da Estrada Nacional 18 entre Benespera e Guarda.

O corte das vias foi efetuado “por razões de segurança” e mantém-se “até que os veículos limpa-neves possam limpar também essas estradas”, disse o vereador.

Sérgio Costa lembrou, ainda, que a Câmara Municipal da Guarda tomou a decisão “de encerrar todos os estabelecimento de ensino durante todo o dia de hoje, por razões de segurança”.

Em relação aos meios no terreno, o vereador observou que o novo veículo limpa-neves dos Bombeiros Voluntários da Guarda “tem-se revelado uma ajuda fundamental na limpeza”, mas “não é suficiente”.

“Tem nevado com bastante intensidade. Os meios que existem não têm sido suficientes face à grande e à contínua precipitação, uma vez que os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar novamente”, referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar “algum apoio” na limpeza das vias do concelho.

Montalegre

As estradas principais, segundo o responsável, estão transitáveis, mas são necessárias “muitas” precauções

A queda de neve em Montalegre obrigou hoje ao encerramento de escolas por não estarem reunidas as condições de segurança para os transportes escolares circularem, informou à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

David Teixeira explicou que começou a nevar durante a madrugada e continua, prevendo-se que neve a cotas ainda mais baixas e que, por esse motivo, decidiram suspender as aulas.

As estradas principais, segundo o responsável, estão transitáveis, mas são necessárias “muitas” precauções.

E, acrescentou, “a maior dificuldade é a ligação às aldeias do concelho onde a circulação está muito condicionada”.

No terreno, frisou David Teixeira, estão já limpa-neves desde as 05:00 para desimpedir as vias e requisitaram o serviço de particulares para limpar com tratores e máquinas as ligações às localidades.

Nas aldeias mais afetadas do concelho de Montalegre, Pitões das Júnias e Tourém, a 1264 metros de altitude, só circulam viaturas com tração total ou equipadas com correntes de neve.

Viseu

A neve que caiu durante a noite em vários concelhos do distrito de Viseu está hoje a cortar duas estradas e a condicionar o trânsito numa terceira, disse à agência Lusa fonte da GNR.

A fonte do Destacamento de Trânsito da GNR referiu que a Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, foi cortada ao trânsito cerca das 06:30.

Às 09:15 ficou também cortada a EN 2, na zona de Bigorne (Lamego), acrescentou.

Segundo a mesma fonte, na auto-estrada A 24, também na zona de Bigorne, apenas é possível a circulação de veículos ligeiros e de forma condicionada.

“Andam lá os limpa-neves e o trânsito está a circular atrás deles e a seguir para”, contou.

Às 09:15 foi decidido impedir a passagem de pesados neste troço da auto-estrada, acrescentou.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, vários concelhos do distrito estão hoje a ser afectados pela neve, nomeadamente os de Tabuaço, Armamar, Lamego, Castro Daire, Tondela (na Serra do Caramulo), Vila Nova de Paiva, Armamar e Penedono.

(Fontes: jornal i/sol)

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).