“Não houve interrupção de funcionamento da rede”, diz SIRESP ao Governo

0

O SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) não identificou interrupção de funcionamento da rede no incêndio de Pedrógão Grande.

A conclusão surge no ‘Relatório da Rede SIRESP’, divulgado no site do Governo, e é a resposta ao pedido de esclarecimento feito por António Costa no passado dia 23 de junho.

No relatório do SIRESP diz-se ainda que “o desempenho correspondeu e esteve à altura da complexidade do teatro das operações, assegurando as comunicações e a operabilidade das forças de emergência e segurança das forças”.

A entidade operadora do SIRESP refere ainda no relatório que “não houve interrupção de funcionamento da rede nem nenhuma estação base que tenha ficado fora de serviço em consequência do incêndio”.

O mesmo relatório sobre o desempenho do SIRESP adianta igualmente que “não houve estações fora de serviço por falha de energia elétrica”, especificando ainda que, durante o “período crítico”, das 19h de dia 17 de junho (altura em que o incêndio ganhou contornos trágicos), até às 9h do dia seguinte, foram processadas mais de cem mil chamadas, através de 1092 terminais.

O relatório admite ainda que se registaram “situações de saturação na rede”, especificamente no sábado dia 17, mas que estas não foram “significativas”.

O relatório do SIRESP foi divulgado online e pode ser consultado clicando aqui.

Noticias ao Minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.