Município de Vila Nova de Paiva recebe Encontro Nacional de Sapadores Florestais em maio

0

No dia 6 de maio, acontecerá o Encontro Nacional de Sapadores Florestais. Esta iniciativa, que resulta da parceria entre o Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC) e o Município de Vila Nova de Paiva, juntará Sapadores Florestais, mas também as várias forças que fazem parte da Proteção Civil, desde Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a GNR.

O evento, que conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, será aberto a todos, «onde a comunidade escolar e a população local poderão ter contacto próximo com as mais diversas forças, nomeadamente os Vigilantes da Natureza, a Força Especial de Proteção Civil, a Guarda Florestal, o Corpo Nacional de Agentes Florestais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil entre outros que estarão focados na sensibilização em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndios e ainda na valorização e proteção ambiental», avança a organização.

“O Passado, presente e o futuro dos Sapadores Florestais” servirá de mote para o debate, que contará com nomes como Nuno Banza, Presidente do ICNF; Domingos Xavier Viegas, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra; Luís Braga da Cruz, Presidente da Forestis; entre outros.

No período da tarde será inaugurada a exposição itinerante “Valorizar e Dignificar o trabalho do Sapador Florestal”, uma exposição que dá a conhecer o trabalho diário e a luta dos trabalhadores «pela conquista dos seus direitos, como a Carreira Profissional e o Estatuto Profissional».

Haverá ainda uma visita de campo sobre a importância do Pinheiro-Bravo, a cargo da Centro Pinus e uma palestra junto ao Rio Paiva sobre «a importância dos ecossistemas ribeirinhos» a cargo da Geota – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

A principal preocupação do SNPC passa pela «valorização dos trabalhadores e do trabalho que todos os dias desenvolvem na proteção de pessoas e bens. É nestes eventos que damos a conhecer essa valorização e mostramos à sociedade civil que o verdadeiro sindicalismo não se foca apenas em ações reivindicativas ultrapassadas pelo tempo, também nós temos a consciência que precisamos encontrar soluções que dignifiquem e valorizem os trabalhadores e o seu trabalho.

O Encontro Nacional de Sapadores Florestais é isso mesmo, uma transformação da forma como lutamos em defesa dos trabalhadores, que lhes traga o reconhecimento profissional que é seu por direito».

Pode consultar o programa na íntegra ou fazer a inscrição através do site https://sindicatonpc.wixsite.com/snpc

 

(Fonte: Viseu Now)

About author

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).