Município de Seia comemorou o Dia Municipal do Bombeiro | FOTORREPORTAGEM

0

O Dia Municipal do Bombeiro em Seia foi comemorado na tarde de hoje, nas recentes instalações dos BV de S. Romão.

As comemorações iniciaram-se por volta das 15 horas, na Av. 1º de Maio em Seia, onde foi prestada a devida homenagem a todos os bombeiros com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao Bombeiro. Nas instalações dos BV de S. Romão, onde se centrou as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, por volta das 15h30m houve a recepção ás entidades e consequente apresentação de honras e revista à formatura em parada.

Após as formalidades, houve lugar à entrega de equipamentos pelas mãos do Senhor Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, ás 3 corporações do concelho, mediante consulta prévia por parte do Município de Seia relativamente ás necessidades mais prioritárias, sendo que os BV Seia receberam capacetes de combate a incêndios estruturais, os BV Loriga receberam uma Moto-Bomba de Grande Débito e, os BV de S. Romão receberam fatos de proteção individual para combate a fogos estruturais, totalizando uma verba a rondar os doze mil euros.

Após este acto, os bombeiros do concelho e todos os presentes ouviram as palavras do Sr. Presidente do Município Filipe Camelo, onde ressalvou, “que o concelho de Seia continua a manifestar a sua profunda gratidão aos homens e mulheres bombeiros, fazêmo-lo ao longo do ano e simbolicamente neste dia Municipal do Bombeiro, que o Município recentemente instituiu e que não mais é do que um reconhecimento adicional do papel preponderante dos bombeiros do nosso concelho desempenhado nas mais diversas áreas, particularmente na área social, humanitária e de proteção civil.”

Houve também lugar pelo Sr. Presidente a uma palavra de incentivo e agradecimento aos bombeiros,“que estão sempre disponíveis para prestar socorro, sois exemplo e referencia para a comunidade, como sempre destaco os operacionais, dirigentes e restante família, sendo um pilar fundamental no âmbito da acção dos soldados da paz. O vosso espírito de missão, capacidade e conhecimento, permitem ter hoje estruturas operacionais altamente qualificadas no concelho. Não deixaremos de fazer o que nos compete, o município terá como prioridade o apoio ás corporações do concelho apoiando a sua modernização e infraestruturas, o parque automóvel e material técnico operacional, mas também o reforço de recursos humanos e material do município de forma que os bombeiros desempenhem a sua missão com segurança e sucesso.”

Nas palavras do Senhor Secretário de Estado, houve um agradecimento especial, “aos bombeiros que todos os dias dão o melhor de si por boas causas, no âmbito da tarefa essencial de proteger as nossas populações estão sempre e sempre na linha da frente. Hoje assistimos a um acto simbólico muito importante com a entrega de equipamentos individuais aos bombeiros, mas também o acto de entrega de um equipamento específico, uma moto-bomba, sendo pretensão estarmos cada vez mais bem equipados para dar resposta ás tarefas e exigências diárias.

Pelo Sr. Secretário foi também divulgado o investimento que tem sido efectuado no país, bem como no concelho de Seia, “Em dois anos fomos capazes de fazer 3500 km de rede primária de defesa da floresta contra incêndios, neste território foram feitos mais de 600 Km dessas grandes autoestradas para que os bombeiros e as outras forças de combate tenham melhor acesso e para que possamos quando necessário fazer o combate indirecto.   

Após os discursos houve lugar a uma visita a trabalhos de prevenção no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, nas localidades de (S.Romão/Vila Cova/Furtado), após conclusão da visita ás freguesias, houve regresso ao quartel dos BV de S. Romão, para assim, se finalizarem as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro de Seia.




Sobre quem enviou a noticia

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 19 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.