Mundo deve preparar-se para o El Niño até ao final do ano

0
slideshow-el-ninoO alerta é da Organização Meteorológica Mundial. Até ao final de 2014, há até 80 por cento de probabilidade do El Niño acontecer, um fenómeno meteorológico extremo que tem influência no clima de todo o planeta.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que há 60 por cento de probabilidades de um novo episódio El Niño entre junho e agosto, sendo que as probabilidades deste fenómeno climático acontecer aumentam para 75-80% nos meses de outubro a dezembro.

Num boletim divulgado hoje, a OMM não indica, no entanto, se o El Niño terá uma intensidade forte ou fraca, preferindo optar pela designação “moderado”.

Para justificar esta previsão, a organização adianta que há semelhanças do que aconteceu no passado em 2009 e 2010, quando as temperaturas no Oceano Pacífico aumentaram recentemente para níveis que fazem prever um El Niño de fraca intensidade.

A OMM adianta ainda que se prevê que no Pacífico tropical, as temperaturas vão continuar a subir atingindo um pico no quarto trimestre deste ano.

No boletim, a Organização Meteorológica Mundial não especifica, mas adianta que alguns países já começaram a preparar-se para a chegada do El Niño.

O El Niño é um fenómeno climático extremo com um grande impacto no clima mundial, que normalmente provoca inundações e secas, e manifesta-se por alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico.

O fenómeno pode ocorrer a cada dois ou a cada sete anos. O último episódio aconteceu em 2009-2010.

FONTE: TSF

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.