Meteorologia de Montanha, com Vítor Baía – um exclusivo Portal Bombeiros.pt

0

vitor baiaÉ já amanhã que lançamos um novo espaço informativo de qualidade relacionado com a meteorologia. Uma ferramenta indispensável para todos aqueles que pretendem visitar a Serra da Estrela nesta época de frio e de neve.

Assim, este espaço exclusivo do Portal Bombeiros.pt, dinamizado pelo reconhecido Vítor Baía (um dos mais conceituados analistas de meteorologia de montanha e um profundo conhecedor das especificidades atmosféricas da região centro do país), vai trazer ao visitante informação específica sobre as condições atmosféricas que poderão encontrar na Serra da Estrela. Amiúde, poderá também efectuar alertas para outras zonas do país onde se possam vir a desenvolver fenómenos dignos de registo.

Este espaço pretende ser um local privilegiado para se informar sobre as condições atmosféricas de um dos pontos turísticos mais requisitados no território nacional e saber se estão reunidas as condições de segurança e de diversão que pretende encontrar nessa sua visita. Tudo com a máxima garantia de um dos homens mais respeitados na Meteorologia de Montanha em Portugal e com um reconhecido trabalho internacional.

Vítor Baía é um meteorologista autodidacta, natural da Guarda, que começou a trabalhar com o alpinista português João Garcia em 1999, depois da conquista do Evereste. João Garcia afirmou em 2011 que “considerava imprescindível o trabalho do seu amigo”. Vítor Baía trabalha ainda com outros alpinistas, como Mário Penzeri e Edurne Pasaban, e com diversas missões que tentam conquistar os cumes mais altos do mundo. Para além desta vertente mais científica, Vítor Baía é também uma das grandes referências (ou mesmo a maior!) nacionais do Parapente, organizando meetings internacionais de grande sucesso e afluência, e praticante de Montanhismo.

A não perder! A partir de amanhã, o teu ponto de informação sobre a Meteorologia de Montanha passa a ser aqui no Portal Bombeiros.pt !

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).