Mês passado foi o agosto com menos fogos da última década

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O mês passado foi o agosto com menos incêndios na última década, registando-se menos de duas mil ocorrências, disse à Lusa fonte da Proteção Civil, que aponta o verão atípico e comportamentos mais responsáveis como principais razões.

O comandante adjunto de operações da Autoridade Nacional Proteção Civil, Carlos Guerra garantiu à agência Lusa que «este mês de agosto é o melhor desde 2003. Até esta data são os valores mais baixos registados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em relação ao número de ocorrências e de área ardida».

De acordo com o responsável, a situação meteorológica – em agosto passado, as temperaturas estiveram mais baixas do que costumam – pode ter ajudado a que o número de fogos não tenha passado dos 1.937, mas outros fatores também contribuíram.«Também queremos acreditar que teve a ver com os comportamentos menos negligentes das populações e com os cuidados no manuseamento de equipamentos agrícolas, ou seja uma diminuição dos comportamentos de risco da população», explicou Carlos Guerra.

Em comparação com o ano passado, este número de fogos fica muito aquém, já que representa um terço dos registados em agosto de 2013.Também em termos de área ardida a diferença entre este ano e o ano passado «é significativa», afirmou o responsável da Proteção Civil.

Desde o início deste ano e até 15 de agosto, arderam 8.700 hectares, sendo que no mesmo período do ano passado, a área ardida chegou aos 30.989 hectares.
No total da época de incêndios do ano 2013, arderam mais de 120 mil hectares, tendo sido o valor maior desde 2010.

Lusa




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.