Meios aéreos juntam-se ao combate ao fogo no parque do Gerês

0

Trabalho apeado e manual, com reforço aéreo. É assim que está a ser combatido o incêndio, ativo desde as 5.22 horas de sábado, nas montanhas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) na fronteira de Lindoso, em Ponte da Barca. E durante o qual ontem caiu um avião Canadair, que operava no combate ao fogo, tendo a resultado a morte de um dos seus dois pilotos.

“Vamos ter incêndio para hoje e eventualmente para amanhã. É um incêndio de terra, de montanha e continua ativo. Continua o trabalho, principalmente apeado, com reforço aéreo”, descreveu, referindo: “Não tem comunidades em risco, só zonas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). É um incêndio quase de gestão”.

Para a zona estão mobilizados seis meios aéreos e 154 operacionais. “Não vamos usar tudo de uma vez só para depois não ter nada. Vamos usando [os meios] em função das necessidades”, afirmou Paulo Barreiro.

O incêndio atinge uma grande extensão e arde também em território espanhol, em Manín, na zona de Lobios.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt