Mau tempo de sábado ocorreu devido a um fenómeno raro em Portugal

Imagem: Jornal Publico

Nos próximos dias, a neve, chuva e vento fortes deverão voltar, embora com características um pouco diferentes.

O mau tempo que causou dezenas de desalojados e a queda de centenas de árvores no sábado foi um fenômeno raro de Inverno, que provocou ventos de 140 km/hora e elevou o nível do mar, explicou nesta segunda-feira um meteorologista.

Em declarações à Lusa, Nuno Moreira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse que ocorreu uma depressão muito cavada e muito rápida, cuja incidência em Portugal é invulgar.

“O que aconteceu na madrugada de sexta-feira para sábado foi a passagem de uma depressão muito cavada pelo norte do território do continente”, afirmou, acrescentando que “esta depressão o cavou muito rapidamente” num processo que os meteorologistas designam tecnicamente por “ciclogénese explosiva”.

A pressão no centro do fenômeno meteorológico, que “entrou junto à costa de Viana do Castelo e Porto”, atingiu “valores muito baixos”, originando ventos muito fortes.

“As rajadas atingiram os 140 km/hora no Cabo Carvoeiro”, disse Nuno Moreira, sublinhando tratar-se ainda de um dado preliminar e lembrando que, quando as previsões apontam para ventos com mais de 130 km/hora, o IPMA aciona um aviso de risco extremo.

A descida rápida da pressão provoca também uma elevação do nível médio do mar, explicou o meteorologista, acrescentando que isso pode ter levado a inundações costeiras.

“Este tipo de fenômeno não é muito habitual, é um fenômeno de Inverno. Já aconteceu em Portugal antes”, disse o meteorologista, lembrando, por exemplo, a situação que afetou a zona do Oeste a 23 de Dezembro de 2009.

Nos próximos dias, o mau tempo deverá voltar, embora com características um pouco diferentes. “Enquanto a situação passada foi uma depressão muito cavada que passou sobre o território do continente, a situação de mau tempo para esta próxima noite e para amanhã [terça-feira] é a passagem de um sistema frontal de forte atividade”, afirmou.

A nova depressão, explicou, dará origem a chuva, mas sobretudo à queda de neve em altitudes baixas e também a vento com alguma intensidade, chegando aos 100 km/hora nas terras mais altas.

FONTE: Publico.pt