Mau tempo coloca distritos de Portugal continental sob aviso vermelho

0

Imagem: António Araújo – Lusa

Há avisos de mau tempo para Portugal continental. Esta quinta-feira, há sete distritos com aviso vermelho devido à agitação marítima.

As ondas podem chegar aos 14 metros. As autarquias ativaram os planos de intervenção para os próximos dias. Há estradas cortadas e são desaconselhados passeios nas marginais.

O litoral de sete distritos de Portugal continental vai estar a partir das 15h00 de hoje com aviso vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sob aviso vermelho vão estar os distritos a norte do de Lisboa, inclusive: Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Este aviso vigora entre as 15h00 e as 23h59 desta quinta-feira.

Até às 15h00, os distritos estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à forte ondulação. O litoral dos distritos a sul de Lisboa estará com o mesmo aviso, mas apenas a partir das 15h00.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão também sob aviso laranja, o terceiro mais grave, devido à chuva e ao vento. Os demais, com exceção de Setúbal e Beja, têm o aviso amarelo, mas apenas para o vento.

De acordo com a Marinha, as condições adversas no mar são comparáveis à tempestade Hércules, que em 2014 provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.

Mais de 1.500 civis e militares da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional vão estar envolvidos na monitorização, prevenção e salvamento durante a tempestade que vai atingir a costa portuguesa.

A meteorologista Cristina Simões explicou à Antena 1 que a força das ondas vai aumentar ao longo do dia.

Por causa da forte agitação marítima as autoridades desaconselham atividades desportivas passeios ou a simples permanência junto à orla costeira.

Os Açores estarão praticamente durante todo o dia com aviso amarelo também devido à forte ondulação.

Barras encerradas

Oito barras do continente estão esta quinta-feira fechadas a toda a navegação por causa da forte agitação marítima, que obrigou a emitir aviso vermelho (o máximo) para o litoral de sete distritos de Portugal continental.

De acordo com a informação disponibilizada pela Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.

Os dados da Marinha indicam ainda que quatro barras estão condicionadas, duas no continente (fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros) e outras duas no arquipélago dos Açores – Madalena do Pico e Lajes do Pico, ambas encerradas a embarcações inferiores a nove metros.

RTP1 | Lusa




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.