Manuel Madeira Grilo será condecorado como Oficial da Ordem do Mérito

0
Foto: Alexandre Monteiro

Foto: Alexandre Monteiro

Manuel Madeira Grilo, antigo presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, será condecorado como Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente da República no dia 10 de Junho na Guarda.

Histórico dirigente dos bombeiros do distrito da Guarda e um dos nomes mais respeitados no panorama nacional ao nível da protecção civil, o também estudioso da língua e cultura portuguesas tinha já recebido um louvor (que se transcreve) em 2005 por parte do Ministério da Administração Interna.

O Portal Bombeiros.pt dá os parabéns ao Professor Madeira Grilo e à sua família por esta merecida e mais que justa homenagem da República a um dos seus defensores e protectores.

Louvor n.º 96/2005. – Os homens distinguem-se pelos actos que praticam, pelas actividades que desenvolvem ou propiciam, pelos valores que defendem e conseguem incutir ou estimular no meio social em que se encontram inseridos e, até, pelo exemplo que, em termos de disponibilidade para o próximo, deixam aos vindouros.
O professor Manuel Madeira Grilo tem ao longo de toda a sua vida exercido funções, desenvolvido actividades e demonstrado comportamentos que, inequivocamente, lhe granjearam a simpatia e admiração de todos nós.
Com efeito, o professor Madeira Grilo sempre pautou a sua conduta na sociedade por valores e atitudes que fazem dele uma pessoa competente, dedicada e empenhada na defesa da causa pública.
De facto, é possível ver nele as várias facetas que, na luta por mais humanidade e mais fraternidade, conferem ao ser humano uma infinita dignidade e torna o homem um fim em si mesmo. Pedagogo, dinamizador do tecido empresarial, dirigente e promotor associativo, dirigente desportivo, autarca, são outras tantas valências que caracterizam e definem a atitude do professor Madeira Grilo perante a sociedade.
Na sua qualidade de agente de educação e cultura exerceu um conjunto de actividades, tanto no sector público como privado, que muito contribuíram para a elevação do nível cultural de um grande número de pessoas, desde metodólogo das escolas anexas à Escola do Magistério Primário da Guarda a director da Escola dos Gaiatos, coordenador do ensino recorrente no concelho da Guarda, director da Escola Tecnológica Novotecna, em Coimbra, director da AEmiteq (associação universidade/empresa) e, por último, director-coordenador do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Conhecimentos.
Como agente e dinamizador do sector empresarial e comercial, desde cedo se encontrou ligado ao Grémio de Comércio da Guarda, à Associação Comercial da Guarda, bem como ao Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA).
Enquanto dirigente e promotor associativo é digna de registo, entre outras, a sua participação como presidente ou vice-presidente da mesa dos congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses, Conselho Regional dos Bombeiros da Região Centro, Associação dos Bombeiros da Guarda, Federação do Bombeiros do Distrito da Guarda e, ainda, conselheiro superior do Serviço Nacional de Bombeiros e conselheiro nacional da Liga Nacional dos Bombeiros Portugueses. No desporto foi presidente da Associação Desportiva da Guarda e da Associação de Futebol da Guarda e exerceu, ainda, vários cargos na Federação Portuguesa de Futebol e outras. Finalmente, do ponto de vista pessoal, conseguiu granjear uma aura de simpatia, a todos tratando de modo afável, cortês e urbano.
Bem merece, pois, o professor Manuel Madeira Grilo que instituições e organismos públicos e privados, mas também o cidadão comum, lhe reconheçam a competência, a idoneidade, o dinamismo, a capacidade e o interesse com que, até hoje, soube, a bem do próximo, entregar-se à causa pública.
Nestes termos, na minha qualidade de representante do Governo no distrito da Guarda, decido louvar publicamente o professor Manuel Madeira Grilo, certo que, deste modo, interpreto os anseios e o sentido da população em geral.

 

Portal Bombeiros.pt, sempre a abrir caminhos aos Bombeiros Portugueses!

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e faz parte da inovação e das novidades nos Bombeiros Portugueses!




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).