Manual de Promoção da Saúde e de um Estilo de Vida Saudável nos Bombeiros Portugueses – DGS/ANPC

0

(Imagem DGS/ANPC)

A Direção Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil elaboraram, e lançaram no passado dia 1 de Março, um manual destinado a bombeiros com a intenção de sensibilizar todos estes importantes elementos da sociedade para a prática de exercício e para a adopção de um estilo de vida saudável.

Segundo a DGS, os “níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema” que a profissão de bombeiro implica são merecedores da atenção de cada um, mas também da ajuda dos agentes de saúde e de bem estar físico. Desta forma, continua a DGS, “Este manual procura ser uma ferramenta de suporte para que os Bombeiros possam, com o apoio de profissionais da saúde, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias e boas práticas para a adoção de um estilo de vida saudável, podendo as recomendações apresentadas serem utilizadas para iniciativas, projetos ou ações a realizar.”

Ao longo do manual “são apresentadas diferentes estratégias e boas práticas que podem ser adotadas com o propósito de prevenção da doença e promoção da saúde nesta população, que tem particularidades muito específicas”, avança ainda o comunicado da DGS.

Uma leitura e um bom guia de exercícios e de bem estar físico que o Portal Bombeiros.pt recomenda.

Para o leres ou descarregares, clica AQUI – Manual de Promoção da Saúde e de um Estilo de Vida Saudável nos Bombeiros Portugueses.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).