Mantém-se atividade sísmica “persistente” a oeste do Faial

0

sismo_sismografo_ReutersO Centro de Informação e Vigilância Sismo vulcânica dos Açores (CIVISA) e a proteção civil açoriana informaram hoje que se mantém uma atividade sísmica persistente a oeste-noroeste do Faial, onde já foram registados 421 sismos desde 19 de abril.

Num comunicado divulgado pelo Serviço Regional de Bombeiros e Proteção Civil dos Açores, as duas entidades revelam que seis desses sismos foram sentidos pela população do Faial e, alguns deles, de maior intensidade, também em São Jorge e no Pico.

“Desde o dia 1 de maio que a atividade sísmica se apresenta persistente com alguns breves episódios de aumento da frequência horária de eventos, não mostrando alterações significativas. Durante o dia de hoje, até às 19 horas [20:00 em Lisboa], foram registados 61 eventos. O número de eventos registados desde o início desta atividade sísmica é de cerca de 421”, lê-se no comunicado.

O mesmo texto explica que “sob o ponto de vista geológico”, a zona onde estão a registar-se estes sismos (entre 27 e 46 quilómetros a oeste-noroeste do Faial) “situa-se próxima do extremo noroeste da fronteira de placas, entre a placa eurasiática e a placa africana (Núbia)”.

Noticias ao Minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.