Mais de 200 bombeiros combatem incêndio em Silves

0

incendio seia noiteUm total de 205 bombeiros combatem, ao princípio da noite deste sábado, um grande incêndio que deflagrou na tarde deste sábado em Silves.

O alerta foi dado às 14h40 e o fogo ainda tinha duas frentes activas às 19h35, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Era o único incêndio de proporções significativas que estava a ser combatido, num dia em que foram registadas 72 ocorrências.

A protecção civil lançou um alerta na sexta-feira para o agravamento do risco de incêndio pelo menos até segunda-feira. Na previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão subir, sobretudo no interior centro e sul. Os termómetros deverão chegar aos 37oC em Beja na segunda-feira. Noutros pontos do interior, como Évora, Portalegre, Santarém e Castelo Branco, a temperatura vai subir para os 35 oC e 36 oC na segunda e terça-feira.

Os últimos dias quentes de Agosto estão contrastar com o Verão até então mais frio, no quais os fogos fizeram relativamente poucos estragos. Até 15 de Agosto, a área ardida não chegava aos nove mil hectares – um valor muito pequeno comparado com o de outros anos.

Desde então, o calor fez o valor subir. Embora ainda não haja dados oficiais do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Sistema de Informação Europeu sobre Fogos Florestais – que regista os incêndios de maiores proporções – sugere que foram consumidos pelo menos mais cinco mil hectares desde 15 de Agosto.

(Fonte: Público/ Bombeiros.pt)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).