Mais 200 bombeiros combatem vários incêndios

0

Os três maiores fogos ativos em Portugal, que lavram nos distritos de Lisboa, Leiria e Porto, mobilizam pelas 17:00 desta sexta-feira mais de 200 operacionais, cinco meios aéreos e mais de 50 veículos, segundo informações da Proteção Civil.

Depois do grande incêndio de quinta-feira em Figueiró dos Vinhos, o distrito de Leiria é palco de mais um fogo de grandes proporções, desta vez no concelho de Alvaiázere. As chamas começaram pelas 15:24 na localidade de Pelmá e, mais de uma hora depois, lavraram em duas frentes, consumindo floresta. No local estavam 156 operacionais, 40 veículos e três helicópteros: dois de ataque inicial e um bombardeiro.

No distrito de Lisboa, no concelho de Loures, um fogo deflagrou pelas 15:17 na localidade de Torneiro. O combate a este incêndio, que consumia mato numa frente pelas 16:40, estava a cargo de 62 operacionais apoiados por 16 veículos e um helicóptero bombardeiro. De acordo com a página da Proteção Civil na Internet, o combate a este fogo está a «decorrer favoravelmente».

Mais a norte, no distrito do Porto, deflagrou um incêndio na localidade de Casal, no concelho de Baião, pelas 14:14. Duas horas depois, as chamas lavravam em mato. O fogo estava a ser combatido por 55 operacionais, auxiliados por 14 veículos. Foram acionados também dois aviões bombardeiros pesados e um helicóptero de ataque inicial para apagar as chamas.

Desde as 00:00 de hoje, a Proteção Civil contabilizou já 80 incêndios em território nacional, dos quais estavam ativos quatro pelas 17:00.

Fonte: TVI24

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.