Madeira sob aviso vermelho devido à agitação marítima

0

O arquipélago da Madeira vai estar na sexta-feira e no sábado sob aviso vermelho, o mais grave de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 7 a 8 metros.

Imagem/Lusa

Imagem/Lusa

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso vermelho entre as 15.00 horas de sexta-feira e as 12.00 horas de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas muito altas de noroeste (7 a 8 metros).

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco extremo.

De acordo com o IPMA, a Madeira já está desde as 08.00 horas desta quinta-feira e até às 15.00 horas de sexta-feira sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros.

Vai estar também sob aviso laranja entre as 18.00 horas desta quinta-feira e as 12.00 horas de sábado prevendo-se vento forte com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo entre as 18.00 horas desta quinta-feira e as 03.00 horas de sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.

O IPMA emitiu também um aviso laranja para os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Beja, Setúbal, Faro, Évora devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento entre as 21.00 horas desta quinta-feira e as 06.00 horas de sexta-feira.

Também o arquipélago dos Açores está sob aviso laranja, mas devido à agitação marítima forte entre as 18.00 horas desta quinta-feira e as 18.00 horas de sexta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do vento os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Santarém e Lisboa até às 06.00 horas de sexta-feira.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo entre as 21.00 horas e as 09.00 horas de sexta-feira devido à queda de neve acima dos 1400/1500 metros

fonte: jn.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.