Madeira sob aviso laranja e Açores com aviso amarelo no domingo

0

Mau tempoO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja no domingo, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido às previsões de chuva ou aguaceiros fortes, trovoada e ventos. Os grupos central e ocidental do Açores também ficam sob aviso amarelo a tarde de sábado e a madrugada de domingo.

Segundo um comunicado do IPMA, o aviso laranja vai abranger as costas Norte e Sul e as regiões montanhosas da Madeira, entre as 09h00 e as 23h59,  prevendo-se “períodos de chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada”.

Para as zonas de montanha, há ainda um aviso laranja devido a vento muito forte, com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora, entre as 09h00 de domingo e as 07h59 de segunda-feira. 

Também os Açores receberam um alerta, mas amarelo. o IPMA colocou as costas Norte e Sul da ilha sob o terceiro mais grave numa escala de quatro, a partir das 15h00 de hoje e até às 02h59 de sábado, por chuva, por vezes forte. O vento soprará forte, com rajadas  de 90 quilómetros/hora, das 09h00 de domingo às 07h59 de segunda-feira.

Entre as 18h00 de domingo e as 07h59 de segunda-feira, estará em vigor um aviso amarelo com agitação marítima, com ondas de sudoeste com 4 a 5  metros. 

A partir das 00h00 de segunda-feira e até às 12h59, há um novo aviso amarelo para estas regiões, devido a aguaceiros por vezes fortes e acompanhados  de trovoada. 

Para as regiões montanhosas da ilha da Madeira, há dois avisos amarelos,por períodos de chuva por vezes fortes (das 15h00 de hoje até às 02h59 de  sábado) e devido a aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada,  entre as 00h00 e as 12h59 de segunda-feira. 

O Porto Santo estará sob aviso amarelo a partir das 15h00 e até às 02h50 de sábado, prevendo-se períodos de chuva por vezes forte. Das 09h00 de domingo  e até às 07h59 de segunda-feira, o IPMA declarou aviso amarelo devido a  vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora. 

Esta ilha terá ainda um aviso amarelo por períodos de chuva ou aguaceiros  por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 12h00 de domingo e  as 05h59 de segunda-feira. 

O aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, abrange  o período entre as 17h00 de sábado e as 02h59 de domingo para as ilhas do  Corvo e das Flores (grupo ocidental). 

Já S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira estarão sob aviso amarelo  entre as 20h00 de sábado e as 05h59 de domingo. 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou, na sequência deste aviso, “que sejam tomadas as precauções habituais em  situações desta natureza, nomeadamente, a limpeza dos sistemas de drenagem”.

“Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação”,  pede a Proteção Civil num comunicado divulgado hoje. 

 

Fonte: LUSA

 

 

Sobre o autor