MAÇÃO – Comissãrio Europeu anunciou milhões para prevenção

0

Carlos Moedas visitou área ardida… O Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, veio a Mação ver de perto “o desastre e o horror” que aconteceu nestas terras. Ali percebeu que a dimensão foi “maior e mais triste” do que pensava.

A esta terra trouxe uma palavra de conforto deixou algumas possibilidades de fundos a que Mação se pode candidatar para preservar a floresta, nomeadamente os Fundos Europeus da Coesão de cerca de 25 mil milhões, alocados a Portugal por sete anos, e também “na área da ciência, prevenção e investigação mais 125 milhões até 2020”.

Neste campo, o objetivo é “programar o estudo do que vimos aqui”, disse Carlos Moedas e “o efeito que tem não ordenar o território”, levando consigo o exemplo maçaense do que é planear bem e planear mal.

Um dos pontos da visita foi, entre outros aspetos, apresentar ao comissário europeu um território de minifúndio e as ideias que a autarquia continua a ter e pelas quais vai continuar a lutar, para que estas tragédias não se voltem a repetir, confirmou Vasco Estrela Presidente da câmara de Mação, considerando que “é um desígnio nacional encontrar soluções para o futuro destes territórios e tenho a certeza que a Comissão Europeia estará empenhada no encontrar dessas soluções”.

Uma das ideias de apoio de Mação é recorrer ao Plano “Junker” para financiar as Zif’s (Zonas de Intervenção Florestal). Apesar de este plano ter o desenvolvimento económico das empresas na génese, Carlos Moedas não descarata a hipotese de que pode ser aplicado nos municípios atingidos pelos incêndios.

Quanto ao Fundo de Solidariedade criado pelo governo português e que não abrange o concelho de Mação, o comissário preferiu não comentar, porque “o dossier está ainda a ser avaliado em Bruxelas”, no entanto “assim que tiver informação irei transmiti-la”. Vasco Estrela apelou assim a um “tratamento equitativo e proporcional”, até porque o drama foi igual, excetuando a perda de vidas humanas, em toda a zona centro o país.

Mação promete continuar a estar atento a esta matéria, tal como ao pedido de apuramento de responsabilidades e de responsáveis pela dimensão que a tragédia dos incêndios alcançou. Até agora a autarquia ainda não obteve qualquer resposta. “Já passou um mês e as respostas continuam a não surgir”, disse, acrescentando que vai esperar mais 15 dias, até à próxima Assembleia Municipal, altura em que “vou levar uma proposta para que, de uma vez por todas, possamos fazer a respetiva participação à Inspeção Geral de Administração Interna”. Na sua opinião estas respostas são importantes para que a população e o país “saibam as decisões que foram tomadas e se algumas delas tiveram como consequência determinadas situações”.

Ainda no que diz respeito à prevenção é necessário haver um plano para o futuro, “mas um plano em que todos estejam unidos”, disse ainda Carlos Moedas.

Oitenta por cento do território ardeu, restam 20 % e aí a câmara irá continuar a “preservar, cuidar, proteger e a sensibilizar as pessoas. Se possível fazer algumas intervenções” para evitar o que aconteceu nos 80 % queimados. No que à autarquia compete “irá ser feito o que a lei permite”, terminou Vasco Estrela.

No alto da Caldeirinha, zona de demonstração de boas práticas florestais, Carlos Moedas plantou um sobreiro.

Rádio Condestável

About author

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerceu durante 12 anos. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a segunda EIP da corporação dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.