Louriçal do Campo: Civis e bombeiros feridos, colégio ardeu totalmente

0

Autoridade Nacional de Proteção Civil refere existência de feridos, não especificando ainda gravidade, e danos em habitações. Vídeo partilhado por um residente nas redes sociais mostra colégio a arder.

O fogo de Louriçal do Campo, que se estendeu ao Fundão, está a causar alguma preocupação por causa do vento que se faz sentir desde as 17h/18h, que fez com que o incêndio começasse a “evoluir com alguma intensidade” com “várias projeções”, indicou ao Notícias ao Minuto a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com a mesma fonte, confirma-se a existência de várias habitações danificadas, não se sabendo ainda se parcialmente ou na totalidade.

É confirmada também a existência de um colégio entre os danos materiais resultantes do incêndio. Embora ainda não se saiba qual a dimensão dos estragos, um vídeo partilhado no Facebook por um residente local, Vítor Manuel Cunha, mostra a voracidade das chamas.

O Colégio de São Fiel, antigo colégio jesuíta, estava integrado no programa Revive, lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.

A ANPC confirma ainda existência de feridos, tanto civis como bombeiros, não podendo para já adiantar a gravidades dos ferimentos, informação que remete para um briefing que será feito pela porta-voz, Patrícia Gaspar, amanhã, quarta-feira, pela manhã.

De acordo com o site da Proteção Civil, estão neste momento no local 550 operacionais apoiados por 162 viaturas. Recorde-se que este incêndio que deflagrou em Louriçal do Campo, freguesia do concelho de Castelo Branco, estava com três frentes ativas e na sua progressão para o concelho do Fundão levou à necessidade de evacuar algumas localidades.

Noticias ao minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.