Loulé: Dispositivo especial de combate a incêndios florestais reforçado no interior do concelho

0

bombeiros louléA Câmara Municipal de Loulé e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assinalaram hoje, no Barranco do Velho, em plena Serra do Caldeirão, o pré-posicionamento de meios para combate a incêndios no interior do concelho durante o período estival.

Durante os meses de agosto e setembro, habitualmente dos mais críticos e de maior esforço na resposta a este desígnio, a zona contará com a presença da Brigada de Combate do Sotavento, no âmbito do dispositivo a cargo da ANPC, num total de 12 operacionais e três veículos.

A medida permitirá que a partir do Centro Comunitário do Barranco do Velho, seja preconizada “uma eficiente prevenção e combate a incêndios florestais no concelho de Loulé em particular, mas abrangente a todo o interior da serra algarvia”.

A Câmara Municipal de Loulé assume os custos desta mobilização, os quais são considerados “um investimento na segurança das populações”, contando com a disponibilização de meios e recursos do Corpo de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa.

A sessão de hoje em Barranco do Velho contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do comandante operacional da Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto.

Recorde-se, nos últimos anos o concelho de Loulé tem sido fortemente fustigado pelos incêndios que têm assolado a região algarvia, com elevados prejuízos para as comunidades locais mas também para a riqueza florestal desta zona e para a economia local.

“Esses grandes incêndios demonstraram a vulnerabilidade desta zona e, nesse sentido, é fundamental criarmos um dispositivo bem planeado e localizado estrategicamente, de forma a fazermos face às ocorrências nos locais de maior risco e perigosidade, de forma célere e eficaz”, considerou Vítor Aleixo.

(Fonte: diárionline)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).