Liga dos Bombeiros Portugueses comemora 85 anos de existência

0

ligaA Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) comemora amanhã, 18 de Agosto, 85 anos de vida em prol das bombeiras e dos bombeiros de Portugal integrados nas 472 associações humanitárias e corpos de bombeiros (436 das quais voluntárias).

As razões que levaram à fundação da LBP em 18 de Agosto de 1930 mantém-se hoje plenamente válidas. A LBP nasceu da vontade de congregar e unir as associações e corpos de bombeiros de todo o país em torno de objectivos e vontades comuns.

Ontem, como hoje, essa missão continua oportuna e actual. Ontem, como hoje, a LBP continua activa e disponível para enfrentar e liderar novos desafios, seja no desenvolvimento das estruturas dos bombeiros, seja na motivação e desempenho do socorro nos moldes, com as competências e com as ferramentas mais actualizadas e eficazes do momento.

Nesta data, queremos, particularmente, enviar uma saudação às Bombeiras e Bombeiros, às suas Associações e Corpos de Bombeiros, e às suas Federações Distritais pelos extraordinários serviços prestados ao longo de décadas, às suas comunidades e aos portugueses em geral. A LBP não deixará de continuar a pugnar pelo reconhecimento devido por esses serviços.

A LBP pugnou também pela criação do Fundo de Proteção Social do Bombeiro (FPSB) e pela sua consagração legislativa. Hoje, o FPSB continua a desempenhar o papel inexcedível de lutar pela proteção social dos bombeiros e dos seus familiares. O crescimento dos benefícios com que os bombeiros possam contar continua a ser um objectivo, entretanto, por exemplo, com a exigida criação do Cartão Social do Bombeiro onde se possam aglutinar os actuais benefícios e todos os outros que almejamos alcançar, nomeadamente a total isenção das taxas moderadoras, ser considerado Parceiro Social de Direito, ter assento no Conselho Económico e Social e no Conselho Nacional para a Economia Social, integrar o Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica com um director não executivo, objectivos estes que se pretendem alcançar no mais curto espaço de tempo.

Ao longo da sua história de 85 anos, a LBP teve 19 Presidentes. A eles tiveram associados nos seus Órgãos Sociais milhares de outros dirigentes, todos oriundos das Associações e Corpos de Bombeiros, que conduziram os destinos da Confederação numa lógica pró-activa na relação com os poderes instituídos, nacionais e locais. Relação que, nessa dinâmica permanente, logrou alcançar muitas metas, hoje patentes e sedimentadas, e outras que se mantém latentes e pelas quais os actuais dirigentes garantem continuar a lutar denodadamente. A Liga dos Bombeiros Portugueses congratula-se por ser a legítima representante de todos os Bombeiros de Portugal.

In LBP

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.