Liga dos bombeiros Portugueses alerta os corpos de bombeiros para não assinar acordo com as CIM

0

bombeiros_formaturaA Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ao tomar conhecimento que as Comunidades Intermunicipais estão a enviar para as Associações Humanitárias de Bombeiros e Corpos de Bombeiros protocolos de cedência de Equipamentos de Protecção Individual, tomou a liberdade de avisar os corpos de bombeiros dizendo que “verificámos que os equipamentos não estão em conformidade, pelo que recomendamos aos Srs. Presidentes de Direção para que não assinem os referidos protocolos.”

A LBP numa reunião conjunta realizada no MAI, na passada sexta-feira, com a presença do Sr. Ministro e do Sr. Secretário de Estado da Administração Interna LBP, ANPC e DGAI, decidiu que será elaborado um novo protocolo, de acordo com o que está inscrito no normativo Comunitário, com acompanhamento por parte da LBP.

A minuta do protocolo está a ser elaborada e será enviada a todas as CIM, pela Direção Geral de Administração Interna, para servir de base aos protocolos, a fim de poderem vir a ser assinados pelas Direcções das Associações se for esse o seu entendimento. Certo é, que o referido documento não será remetido sem que antes tenha obtido o parecer favorável da Liga dos Bombeiros Portugueses, diz a nota de imprensa.

A LBP num comunicado enviado á nossa redação esclarece que os referidos EPI foram adquiridos com verbas Comunitárias, a 85% – 7,5% pelo Ministério da Administração Interna, e os restantes 7,5% das Camaras Municipais, pelo que os protocolos devem reflectir essa realidade. Essas verbas foram exclusivamente contratualizadas, para adquirir equipamentos de protecção individual para os Bombeiros Portugueses.

FONTE: Bombeiros.pt/LBP

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.