LBP em alerta devido ao preço dos combustíveis

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) emitiu hoje um comunicado devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

“A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) solicitou à Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar e ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, uma reunião com caráter de urgência para encontrar medidas de mitigação dos efeitos financeiros desastrosos provocados pela escalada dos preços dos combustíveis.

A LBP alertou também o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), brigadeiro-general José Duarte da Costa, para as dificuldades operacionais que o efeito financeiro da subida dos preços dos combustíveis vai causar, tendo em conta as depauperadas finanças das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.

Com a subida de preços já registada e o seu previsível agravamento, em consequência direta da conjuntura global, estão a degradar-se ainda mais rapidamente as condições financeiras em que os diversos Corpos de Bombeiros prestam serviços de transporte de doentes ao abrigo dos acordos e protocolos assinados com as várias entidades da saúde, designadamente com as Administrações Regionais de Saúde e o INEM.

A LBP sublinha que tais desequilíbrios são potenciados pelo não cumprimento dos prazos de pagamento definidos em norma geral ou previstos na contratualização desses serviços.

Por outro lado, a LBP entende que o Governo que estabeleceu para o setor dos transportes públicos e profissionais formas concretas de ajuda financeira em matéria de despesas com combustíveis, não tenha implementado medidas especiais para as Associações Humanitárias e Corpos de Bombeiros no sentido de atenuar o fortíssimo impacto que o aumento do preço dos combustíveis tem na sua atividade diária.”

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).