Jovem bombeiro realiza documentário para “abrir” os quartéis de bombeiros à população

0
João Diogo Ribeiro

João Diogo Ribeiro

Bombeiro Voluntário da Corporação de Santarém realizou um documentário sobre a intensa vida que um quartel de bombeiros por vezes esconde e dá-o agora a conhecer através do Portal Bombeiros.pt.

João Diogo Pedro Ribeiro tem 19 anos e uma vida intensamente relacionada com os Bombeiros Voluntários de Santarém. Entrou para a corporação com 8 anos, iniciando a escola de infantes e cadetes, e foi evoluindo como bombeiro e como ser humano até que aos 17 anos passou a estagiário, tendo começado a Escola Inicial de Bombeiro. É, desde há seis meses, Bombeiro de 3.ª classe, tendo já o curso de nível 1 de incêndios Urbanos e Industriais.

Para além de uma vida dedicada aos bombeiros, o João Diogo é, também, aluno do curso Técnico de Multimédia, na Escola Dr. Ginestal Machado (Santarém). No percurso final da sua formação, e como projecto para a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), realizou o documentário “Bombeiros dia-a-dia Consigo” onde pretende “mostrar à população em geral que os bombeiros estão 24h sobre 24h, 365 dias por ano, ao serviço da população”.

Para a realização deste documentário contou com o apoio e a disponibilidade do seu corpo de bombeiros (Voluntários de Santarém) mas também com dos Bombeiros Municipais de Santarém, Bombeiros Voluntários de Pernes, Bombeiros Voluntários de Alcanede e Bombeiros Voluntários do Beato. “Quero agradecer especialmente aos comandantes dos respectivos corpos de bombeiros pela disponibilidade e o à vontade que me deram para realizar o mesmo. Também quero agradecer à minha Professora orientadora de PAP que se disponibilizou sempre para me ajudar a realizar o documentário.” disse o jovem bombeiro/realizador à equipa do Portal Bombeiros.pt .

O documentário revela ao público as instalações e as múltiplas valências e serviços que os corpos de bombeiros retratados possuem, assim como do processo formativo pelo qual os bombeiros passam de forma a melhorar as suas competências e para progredirem na carreira. Por fim, mostra ainda as actividades realizadas no evento “Quartel Aberto” e no desfile motorizado pelas ruas de Lisboa dos Voluntários do Beato.

Um trabalho que merece ser visto e apoiado por todos nós! boa sorte, João Diogo!

O Portal Bombeiros.pt convida-os, agora, a assistir ao documentário:

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).