Jovem bombeira investiga a influência familiar na profissão de Bombeiro

0

Imagem Ilustrativa

Jovem bombeira investiga a influência familiar na profissão de Bombeiro (no regime voluntariado e profissional).

Inês Andrade, bombeira de Folgosinho e estudante de Mestrado, encontra-se a elaborar uma investigação sobre as famílias dos bombeiros.

Segundo a mestranda, “esta investigação tem como objetivo perceber quais os tipos de família que existem entre os bombeiros e de que forma é que o voluntariado /profissão de bombeiro influencia o funcionamento familiar”, sendo três as áreas a estudar: “a coesão, a adaptabilidade e a comunicação familiar”.

Dada a importância e a inexistência de estudos sobre este tema, Inês Andrade decidiu avançar com esta investigação motivada pelo facto de “ser Bombeira” e pela constatação de que “a informação relacionada com o tema era escassa”.

Dada a importância do tema para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros portugueses, o Portal Bombeiros.pt pede que partilhem esta notícia pelos bombeiros e solicita a todos alguns minutos para o preenchimento do inquérito AQUI.

O prazo para o preenchimento deste inquérito estende-se até ao final do mês de Janeiro.

 

Dados do trabalho:

“A percepção do funcionamento familiar nos bombeiros”

No âmbito da dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, especialidade Terapias Familiares e Sistémicas, sob orientação da Professora Doutora Joana Maria Aleluia Gomes Sequeira, encontro-me a desenvolver um estudo intitulado “A perceção do funcionamento familiar nos bombeiros”.

Neste sentido venho requerer a sua colaboração para a realização desta investigação. Para tal será solicitado que responda a um inventário sócio demográfico e a três questionários. O preenchimento demora cerca de 15 minutos. A participação neste estudo é totalmente voluntária, sendo garantido o anonimato e a confidencialidade dos resultados, que serão utilizados apenas para a elaboração da referida dissertação.
Não será requerida a sua identificação (nome) em nenhum momento da investigação (questionários).

A sua colaboração neste projeto é de extrema importância, face à escassez de investigação científica na área em causa. Qualquer dúvida pode ser respondida através desta ligação.”

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).